Topo

Diário NFL

Seleção Feminina de Flag Football organiza Vakinha para disputar Mundial

Danilo Muller

08/03/2016 13h48

SeleçãoMundial2012

Seleção Brasileira Feminina de Flag Football organiza Vakinha para disputar Campeonato Mundial

A Seleção Brasileira Feminina de Flag Football se prepara para sua terceira participação em Campeonatos Mundiais e para isso enfrentará as Eliminatórias Americanas que será disputada no Panamá entre os dias 29 de abril e 1º de maio.

Com as potências americanas Estados Unidos, Canadá e México já garantidas no Mundial, o Brasil disputa com Panamá, Honduras, Guatemala e Ilhas Cayman a última vaga das Américas no Campeonato.

Quatro training camps foram realizados nos últimos 5 meses, 45 atletas foram testadas, chegando ao grupo final de 15 jogadoras que representarão o Brasil nas Eliminatórias no Panamá.

Para quem não sabe eu fui técnico da Seleção Brasileira Masculina por 4 anos e sou técnico da Seleção Feminina de Flag Football 5×5 desde 2014 no Mundial da Itália quando ficamos com a 10ª posição, e as dificuldades de se competir em um esporte amador no Brasil continuam, falta de apoio, patrocínio e com o dólar alto, essas dificuldades aumentam.

Eu peço encarecidamente para que todos ajudem na Vakinha, é fundamental que ela seja compartilhada, mas peço a vocês uma colaboração de qualquer valor para que os custos de cada atleta que se bancam diminuam.

CLIQUE NO LINK PARA JUDAR: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-selecao-feminina-de-flag-a-disputar-o-mundial 

Obrigado à todos.

O que é o Flag Football

O flag football é uma modalidade adaptada do futebol americano, com regras básicas similares e o mesmo objetivo de chegar ao final do campo (endzone) com a posse da bola.

São 5 atletas jogando contra 5 em um campo de 70 jardas por 25 com contato limitado e sem o equipamento de proteção característico.

A grande diferença está na hora de encerrar cada jogada, ao invés de derrubar o adversário (tackle) como no futebol americano, é retirada uma de suas duas bandeiras (flags) localizadas na cintura.

Entenda o jogo

Cada equipe tem 4 chances (descidas) para chegar ao meio do campo com a posse de bola, tendo sucesso, mais 4 jogadas para chegar a endzone.

Caso não consiga, a posse de bola é do adversário. Assim como no futebol americano é permitido apenas um passe para frente por jogada e diferente do esporte de origem, todos os atletas em campo podem receber o passe.

O ataque é formado geralmente por um quarterback e quatro recebedoras sendo uma delas a center, que faz o snap inicial. Na defesa, são quatro defensoras e uma blitzer, que faz a pressão sobre o quarterback.

O flag football é um jogo dinâmico que prioriza um bom ataque aéreo e uma boa defesa contra o passe.

Não existem chutes no flag football.

Todos os anos são realizados Campeonatos Brasileiros Femininos e Masculinos de Flag Football e o Campeonato Mundial é realizado de dois em dois anos.

Além de ser jogado em alto nível, o flag football também serve como aprendizado e introdução ao futebol americano e por ter não ter contato também como recreação de crianças e adultos, homens e mulheres.

Sobre o autor

Ex-técnico da seleção brasileira de futebol americano com participação em quatro Campeonatos Mundiais e atual Diretor de Esportes da confederação brasileira.

Sobre o blog

O blog Diário NFL foi criado por Danilo Müller em março de 2006 com a ideia de passar informações e dar opiniões sobre o futebol americano, com destaque maior para a NFL. Os textos sempre foram escritos pensando em agradar tanto novatos quanto veteranos do esporte.

Blog Diário NFL