Topo

Diário NFL

Analisando o Denver Broncos no Super Bowl 50

Danilo Muller

06/02/2016 11h12

PeytonManningSuperBowl50

Analisando o Denver Broncos no Super Bowl 50

Peyton Manning disse inúmeras vezes em entrevistas que "chegaram no Super Bowl 50 por causa da defesa".

É verdade.

Estatisticamente Manning teve sua pior temporada da carreira e o jogo corrido mostrou ser inconstante durante todo o ano.

O Denver Broncos possui uma defesa fantástica, terminou a temporada como número 1 em quase todas as categorias e simplesmente dominou Tom Brady e o New England Patriots na final da Conferência Americana.

Von Miller e DeMarcus Ware pareciam estar jogando contra jogadores juvenis e estiveram na cara de Brady o jogo todo. Poucas vezes vi Brady apanhar tanto. Os dois somaram na temporada mais de 20 sacks e são o diferencial dessa defesa. Mas o mérito não é apenas deles, existem os 3 "desconhecidos"  jogadores de linha que além de não deixarem corrida nenhuma passar pelo meio, ocupam 3 a 4 homens em todas as jogadas de passe, fazendo com que Miller e Ware trabalhem sempre no mano a mano nas pontas.

A secundária também tem o seu mérito, cornerbacks extremamente físicos (Harris e Talib) estão sempre colados e dão sempre aquele segundo a mais para os jogadores chegarem ao QB.

A diferença é que esse QB de domingo, Cam Newton, tem o potencial de escapar dessa pressão e causar muito perigo em corridas. Terão que manter alguém na contenção nas corridas laterais e principalmente nos scrambles. As máquinas de tacklear Danny Trevathan e Brandon Marshall terão trabalho dobrado.

Manning teve seu pior ano da carreira, perdeu metade da temporada com lesão e joga no domingo o seu último jogo da carreira. Se o nome não fosse de um dos 5 melhores da história, talvez estivéssemos analisando o jogo de uma forma diferente, mas é, já vimos Manning ter performances espetaculares na carreira e até mesmo nessa temporada vimos alguns momentos disso, mesmo a defesa sendo o pilar desse time, Manning tem que ter um bom jogo para o time vencer, proteger a bola, evitar turnovers e tirar vantagem desse ótimo grupo de recebedores e matchups que vão aparecer.

Demaryius Thomas teve uma temporada quieta, dropou mais do que o normal, um dos 5 piores da temporada, mas teve silenciosamente 1300 jardas na temporada. Terá uma parada difícil no domingo, prevejo Josh Norman colado nele a partida inteira, deve aparecer de forma esporádica na partida.

Emmanuel Sanders, Owen Daniels e demais recebedores, deverão aparecer bastante.

O jogo corrido foi bem inconstante esse ano, parte da culpa vem da linha ofensiva e dos running backs CJ Anderson e Ronnie Hilman que apareceram esporadicamente e terão dificuldade em correr contra a linha defensiva do Carolina Panthers, não precisarão carregar o time. mas vão ter que aparecer em momentos cruciais.

O time de especialistas conseguiu apenas um touchdown em retorno de punt no ano, mas o kicker Brandon McManus é um dos confiáveis da NFL e o punter Britton Colquitt tem colocado o adversário sempre em péssima posição no campo.

Defesas número 1 jogando Super Bowl estão com 9 vitórias e 2 derrotas.

Sobre o autor

Ex-técnico da seleção brasileira de futebol americano com participação em quatro Campeonatos Mundiais e atual Diretor de Esportes da confederação brasileira.

Sobre o blog

O blog Diário NFL foi criado por Danilo Müller em março de 2006 com a ideia de passar informações e dar opiniões sobre o futebol americano, com destaque maior para a NFL. Os textos sempre foram escritos pensando em agradar tanto novatos quanto veteranos do esporte.

Blog Diário NFL