Topo

Diário NFL

Seis times anunciam Franchise Tags

Danilo Muller

04/03/2015 11h42

Foto: Ronald Martinez/Getty Images

Washington Redskins v Dallas Cowboys

Seis times anunciam Franchise Tags

Apenas 6 times anunciaram nessa segunda-feira que colocaram franchise tags em seus jogadores. Destaque para o Dallas Cowboys colocando a tag no wide receiver Dez Bryant e o Denver Broncos colocando em Demaryius Thomas.

A Franchise Tag é um artifício usado pelo time para assegurar que um jogador que está com o contrato expirando, assine pelo menos um ano de contrato com o time atual recebendo a média dos 5 maiores salários de sua posição ou 120% à mais do salário do jogador do ano anterior, o que for maior. Enquanto isso, o time continua negociando um contrato de extensão com o atleta.

FRANCHISE TAGS 2015

  • Dallas CowboysDez Bryant, WR (Contrato de 1 ano U$12.823.000) – (Non-Exclusive)
  • Denver BroncosDemaryius Thomas, WR (Contrato de 1 ano U$12.823.000) – (Non-Exclusive)
  • Kansas City Chiefs – Justin Houston, LB (Contrato de 1 ano U$$13.195.000)
  • Miami DolphinsCharles Clay, TE (Contrato de 1 ano U$8.347.000)
  • New England PatriotsStephen Gostkowski, K (Contrato de 1 ano U$4.126.000)
  • New York GiantsJason Pierre-Paul, DE (Contrato de 1 ano $14.813.000) – (Non-Exclusive)

Entenda os termos do mercado:

Free Agency : Mercado Livre – Período aberto à negociações entre jogadores e times. Contratações e trocas.

Free Agent (FA) : Jogador Livre – Jogador sem contrato que pode assinar contrato com qualquer time.

Unrestricted Free Agent (UFA) : Jogador Livre – Jogador sem contrato que pode assinar com qualquer time. UFAs são jogadores cortados/dispensados ou que chegaram ao fim do contrato após 4 anos ou mais com o time. São livres para assinar com qualquer time sem nenhuma restrição.

Restricted Free Agent (RFA) : Jogador Livre com Restrição – Jogador sem contrato que pode assinar com qualquer time, porém seu time atual tem a chance de igualar a oferta do novo time ou receber uma recompensa pela perda do jogador. RFAs são jogadores que chegaram ao fim do contrato e jogaram menos de 3 anos com o time. Após a oferta do novo time, o time atual pode decidir entre igualar a oferta ou receber uma recompensa (escolha no Draft).

Released Player : Jogador dispensado. Ele se torna um jogador livre (UFA).

Franchise Tag : Artifício usado pelo time para assegurar que o jogador assine pelo menos um ano de contrato com o time atual recebendo a média dos 5 maiores salários de sua posição ou 120% à mais do salário do jogador do ano anterior, o que for maior. O jogador se torna assim, um Franchise Player, jogador da franquia. O time pode colocar apenas uma Franchise Tag por ano. Depois de colocar a Franchise Tag, o time pode negociar um contrato de extensão com o jogador. Caso outro time se interesse em contratar o jogador, o time atual recebe duas escolhas de 1a rodada do Draft em troca de sua saída.

Exclusive Rights Franchise Tag : Jogador que recebe a Franchise Tag e não pode ser negociado com nenhum time. Raro de acontecer. Recebe a média salarial do ano atual. Salário maior do que o do ano anterior.

Non-Exclusive Rights Franchise Tag : Jogador que recebe a Franchise Tag que pode ser negociado com outros times em troca das duas escolha. Recebe a média salarial do ano anterior .

Sobre o autor

Ex-técnico da seleção brasileira de futebol americano com participação em quatro Campeonatos Mundiais e atual Diretor de Esportes da confederação brasileira.

Sobre o blog

O blog Diário NFL foi criado por Danilo Müller em março de 2006 com a ideia de passar informações e dar opiniões sobre o futebol americano, com destaque maior para a NFL. Os textos sempre foram escritos pensando em agradar tanto novatos quanto veteranos do esporte.

Blog Diário NFL