Topo

Aprenda a jogar Fantasy Football

Danilo Muller

25/08/2017 08h00

Aprenda a jogar Fantasy Football

A popularidade dos Fantasy Games (Jogos Fantasia) cresceu muito nos últimos anos, e hoje em dia, podemos encontrar esses jogos praticamente sobre qualquer esporte. Futebol americano, baseball, futebol brasileiro (Cartola), basquete, Copa do Mundo, Nascar, Formula 1, golf , surf e assim por diante.

Com a chegada da temporada da NFL, chega também a temporada de Fantasy Football. Vou explicar um pouco sobre esse jogo que começou há mais de 20 anos e virou febre aqui no Brasil entre os fãs do esporte, você pode se divertir participando de ligas públicas ou criando uma liga própria com os amigos.

O que é um Fantasy Game ?

Fantasy Game é uma maneira dos fãs de esporte competir entre si para ver quem tem a melhor capacidade de gerenciar um time. O Fantasy Football é o jogo mais popular entre todos os esportes.

A primeira coisa a se fazer é coletar participantes. Se você estiver participando de uma liga pública o provedor achará os participantes da liga, se você estiver participando de uma liga própria, você mesmo tem que chamar os amigos . Cada liga geralmente tem entre 10 e 20 participantes.

Muitos sites têm sua própria liga fantasia de futebol americano, as mais populares são a da ESPN, Yahoo, Fox Sports e o próprio site da NFL.  As pontuações são feita de uma maneira, sem privilegiar nenhuma posição que deixa parecer que você esta realmente gerenciando um time de verdade.

Cada participante cria um elenco de jogadores através de um Draft, o dia mais importante do funcionamento de uma liga, estude, se prepare, crie uma estratégia.

Depois do elenco formado , você participa de uma competição entre os participantes. Geralmente head-to-head, isto é "um contra o outro", você compete apenas contra um time a cada semana . As estatísticas são geradas e coletadas através da performance dos jogadores em uma partida real, portanto se o seu jogador for muito bem em uma partida da NFL, você também irá bem no seu time fantasia.

E assim vai, você pode fazer trocas entre times, dispensar jogadores, assinar jogadores durante praticamente toda a temporada.

Os times fantasia que forem melhor classificado, participam de um playoff, geralmente entre 4 ou 6 times.

Um time no final será declarado campeão .

Draft:

Cada site apresenta um ranking que deve ser levado em conta, já que os especialistas analisam a temporada passada e as projeções para esse ano . Mas você PODE e DEVE fazer o seu próprio ranking, levando em conta os seus palpites e suas projeções , mas não fuja muito do ranking do provedor, se não você vai acabar ficando com jogadores que você gosta, mas que são um abacaxi nesses jogos fantasia.

É muito interessante você analisar a opinião de diferentes sites. Mas lembre-se que cada site tem uma configuração de jogo diferente. Algumas dão mais importância ao QB outras ao RB, portanto cuidado . Leve mais em conta a opinião dos especialistas do seu próprio site .

O Draft pode ser ao vivo ou não . É mais legal se todos estiverem participando do Draft ao vivo, mas se você não estiver , não tem problema, o provedor geralmente faz um Draft bem decente e competitivo para você.

Draft tradicional (Snake)

A ordem do Draft é sorteado pelo próprio provedor ou combinado entre os participantes.

1ª Rodada:

  •  1º Time 1
  • 2º Time 2
  • 3º Time 3
  • 4º Time 4
  • 5º Time 5
  • 6º Time 6
  • 7º Time 7
  • 8º Time 8
  • 9º Time 9
  • 10º Time 10

2ª Rodada

  • 11º Time 10
  • 12º Time 9
  • 13º Time 8
  • 14º Time 7
  • 15º Time 6
  • 16º Time 5
  • 17º Time 4
  • 18º Time 3
  • 19º Time 2
  • 20º Time 1

3ª Rodada:

  • 21º Time 1 (…) E assim por diante.

Isso faz o Draft mais justo e mais competitivo . O time 1 escolhe na 1ª posição na primeira rodada, porém escolhe em ultimo na 2ª. Não é necessariamente uma vantagem ser o 1º a escolher.

Todos os jogadores do ataque de qualquer time estarão disponível no Draft. E uma vez que um jogador foi escolhido, logicamente ele não pode ser mais escolhido por ninguém.

Por exemplo: Eu escolho o Adrian Peterson em 1º, você escolhe o Chris Johnson , o "Zezinho" escolhe o Peyton Manning, e assim vai.

O Draft dura geralmente 15 rodadas , dependendo da configuração da sua liga . Depois de criar esse elenco, você pode trocar jogadores , dispensá-los e contratar  novos. Em algumas ligas existe um espaço para um jogador extra que está lista de machucados na vida real.

Draft Auction (Leilão)

Existe uma opção de Draft, comum entre os jogadores mais experientes, chamado de auction,  leilão.

Cada time possui um valor em caixa, 200 "dinheiros" por exemplo e terá que montar o seu elenco podendo gastar apenas esse valor.

Em uma ordem aleatória sorteada, um dos donos de time escolhe um jogador que vai a leilão por vez, todos os outros donos podem tentar arrematar o jogador que vai para quem pagar mais.

Alguns valores prováveis para ter como base na hora de draftar e não pagar muito mais do que isso

QBs

  1. Aaron Rodgers, GB $33
  2. Tom Brady, NE $26
  3. Drew Brees, NO $20
  4. Matt Ryan, ATL $19

RBs

  1. David Johnson, ARI $72
  2. Le'Veon Bell, PIT $64
  3. LeSean McCoy, BUF $47
  4. Devonta Freeman, ATL $44
  5. Jordan Howard, CHI $41
  6. Melvin Gordon, LAC $40
  7. Jay Ajayi, MIA $39
  8. DeMarco Murray, TEN $36

WRs

  1. Julio Jones, ATL $59
  2. Antonio Brown, PIT $58
  3. Odell Beckham Jr., NYG $52
  4. Jordy Nelson, GB $48
  5. Mike Evans, TB $48
  6. A.J. Green, CIN $42
  7. Michael Thomas, NO $39

TEs

  1. Rob Gronkowski, NE $26
  2. Greg Olsen, CAR $19
  3. Travis Kelce, KC $18

Dicas:

  • Preste atenção em jogadores vindo de lesões, eles podem acabar com o seu Draft ou salvar o seu time se tiverem uma boa recuperação .
  • Aposte sempre em um rookie pelo menos, eles podem ser a surpresa que só você estava prevendo .
  • Selecione jogadores de times que você simpatiza, já vi um fã do Cowboys, comemorando TD contra o seu time , só porque ele tinha o Odell Beckham Jr no seu time. (ou não, assim você nunca perde; ou o seu time da NFL ganha ou o seu time fantasia ganha).
  • Na maioria das ligas é muito importante ter bons running backs. A diferença em pontos de um ótimo RB para um bom RB é grande, portanto fique esperto nos top running backs do draft.
  • Faça um pré ranking dos top 50 jogadores de sua preferência, as primeiras 3, 4 rodadas são essenciais .
  • Faça uma lista própria com a ordem de sua preferência . Por exemplo fazer uma lista em ordem dos seus QB de preferência, uma outra dos seus RB de preferência e assim vai.
  • No dia D, faça um Draft balanceado, não deixe de esquecer nenhuma posição e acabar com 4 QBs no seu elenco por exemplo.
  • Procure listas de jogadores Sleepers (Surpresas) and Busts (Abacaxis).

 Temporada:

A cada semana você joga contra um adversário. Você terá jogadores titulares e jogadores no banco, a cada semana você tem que escolher 1 QB , 2 RB , 3 WR, 1 TE , 1 Kicker , 1 Defesa, para ser o seu titular.

Quem fizer mais ponto no final do fim de semana ganha a partida. (Depende é claro da configuração da sua liga) Jogadores no banco não marcam pontos para você . Portanto você tem que ter o jogador certo naquela semana, observar principalmente o adversário do seu jogador aquela semana .

As vezes é melhor você colocar o QB do Browns contra o Jets do que David Carr jogando contra o Broncos. Só um exemplo .

Dependendo da configuração da liga você ganha 4 ou 6 pontos por TD passado pelo quarterback e 1 ponto a cada 50 jardas passadas. São 6 pontos por TDs marcados através de corrida ou recepção e a cada 20 jardas corridas ou recebidas você ganha 1 ponto.

Kicker, 3 pontos no field goal , 1 ponto para o ponto extra, ganhando bônus ou perdendo pontos dependendo da distância do FG.

Na defesa, são 2 pontos de sack, 3 de interceptação, 3 de fumble, e ganha bônus dependendo de quantos pontos você tomou.

Depende é claro da configuração da sua liga .

Depois de 13, 14 rodadas, dependendo do número de times, os 4 ou 6 melhores classificados participam de um playoff. Semifinal e depois final . No caso de 6 times, os 2 melhores não jogarão na primeira rodada dos playoffs.

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre Fantasy Football é só entrar em uma liga, preparar a sua lista para o Draft e partir para guerra .

Caso você queira deixar a sua dica ou qualquer informação que eu esqueci de escrever é só deixar o comentário. Deixe a sua dúvida que eu respondo.

Se você quiser participar da LIGA FANTASY DIÁRIO NFL 2017 se inscreva no link:

https://diarionfl.com/2017/08/24/aprenda-a-jogar-fantasy-football-4/

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aprenda a jogar Fantasy Football - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Ex-técnico da seleção brasileira de futebol americano com participação em quatro Campeonatos Mundiais e atual Diretor de Esportes da confederação brasileira.

Sobre o blog

O blog Diário NFL foi criado por Danilo Müller em março de 2006 com a ideia de passar informações e dar opiniões sobre o futebol americano, com destaque maior para a NFL. Os textos sempre foram escritos pensando em agradar tanto novatos quanto veteranos do esporte.

Mais Posts