Seleção Feminina de Flag Football organiza Vakinha para disputar Mundial
Danilo Muller
08/03/2016 13h48
Seleção Brasileira Feminina de Flag Football organiza Vakinha para disputar Campeonato Mundial
A Seleção Brasileira Feminina de Flag Football se prepara para sua terceira participação em Campeonatos Mundiais e para isso enfrentará as Eliminatórias Americanas que será disputada no Panamá entre os dias 29 de abril e 1º de maio.
Com as potências americanas Estados Unidos, Canadá e México já garantidas no Mundial, o Brasil disputa com Panamá, Honduras, Guatemala e Ilhas Cayman a última vaga das Américas no Campeonato.
Quatro training camps foram realizados nos últimos 5 meses, 45 atletas foram testadas, chegando ao grupo final de 15 jogadoras que representarão o Brasil nas Eliminatórias no Panamá.
Para quem não sabe eu fui técnico da Seleção Brasileira Masculina por 4 anos e sou técnico da Seleção Feminina de Flag Football 5×5 desde 2014 no Mundial da Itália quando ficamos com a 10ª posição, e as dificuldades de se competir em um esporte amador no Brasil continuam, falta de apoio, patrocínio e com o dólar alto, essas dificuldades aumentam.
Eu peço encarecidamente para que todos ajudem na Vakinha, é fundamental que ela seja compartilhada, mas peço a vocês uma colaboração de qualquer valor para que os custos de cada atleta que se bancam diminuam.
Obrigado à todos.
O que é o Flag Football
O flag football é uma modalidade adaptada do futebol americano, com regras básicas similares e o mesmo objetivo de chegar ao final do campo (endzone) com a posse da bola.
São 5 atletas jogando contra 5 em um campo de 70 jardas por 25 com contato limitado e sem o equipamento de proteção característico.
A grande diferença está na hora de encerrar cada jogada, ao invés de derrubar o adversário (tackle) como no futebol americano, é retirada uma de suas duas bandeiras (flags) localizadas na cintura.
Entenda o jogo
Cada equipe tem 4 chances (descidas) para chegar ao meio do campo com a posse de bola, tendo sucesso, mais 4 jogadas para chegar a endzone.
Caso não consiga, a posse de bola é do adversário. Assim como no futebol americano é permitido apenas um passe para frente por jogada e diferente do esporte de origem, todos os atletas em campo podem receber o passe.
O ataque é formado geralmente por um quarterback e quatro recebedoras sendo uma delas a center, que faz o snap inicial. Na defesa, são quatro defensoras e uma blitzer, que faz a pressão sobre o quarterback.
O flag football é um jogo dinâmico que prioriza um bom ataque aéreo e uma boa defesa contra o passe.
Não existem chutes no flag football.
Todos os anos são realizados Campeonatos Brasileiros Femininos e Masculinos de Flag Football e o Campeonato Mundial é realizado de dois em dois anos.
Além de ser jogado em alto nível, o flag football também serve como aprendizado e introdução ao futebol americano e por ter não ter contato também como recreação de crianças e adultos, homens e mulheres.
Sobre o autor
Ex-técnico da seleção brasileira de futebol americano com participação em quatro Campeonatos Mundiais e atual Diretor de Esportes da confederação brasileira.
Sobre o blog
O blog Diário NFL foi criado por Danilo Müller em março de 2006 com a ideia de passar informações e dar opiniões sobre o futebol americano, com destaque maior para a NFL. Os textos sempre foram escritos pensando em agradar tanto novatos quanto veteranos do esporte.