Topo

Relatório mostra mais irregularidades do Patriots em caso de espionagem

Danilo Muller

09/09/2015 10h22

Foto: Arquivo AP/Jim Mone (2011)

Relatório mostra mais irregularidades do Patriots em caso de espionagem

Oito anos atrás, na primeira partida da temporada entre New England Patriots e New York Jets, a NFL descobriu um esquema que ficou conhecido como Spygate, um funcionário do Patriots Matt Estrella foi pego filmando gestos e sinais feitos pelos treinadores de defesa do Jets na sideline, conduta proibida.

Quatro dias depois, o comissário Roger Goodell multou o técnico Bill Belichick em $500 mil dólares e o Patriots em $250 mil, que também perdeu uma escolha de primeira rodada do Draft.

Relatório que está sendo divulgado pela revista americana "ESPN The Magazine" desse mês, com entrevista com mais de 80 pessoas, retomou o assunto após o dono do time Robert Kraft comentar que a punição "excessiva" no Deflategate foi na verdade uma compensação a punição branda no Spygate, Goddell se sentiu pressionado a fazer isso.

O relatório diz que nove dias após a punição, membros da NFL foram a uma sala no clube com acesso restrito a Belichick e poucos outros membros e descobriram 8 vídeos com filmagem ilegal de sinais em 40 jogos e cadernos com anotações de sinais de muitos adversários, inclusive algumas notas usadas na final da AFC de 2002 contra o Pittsburgh Steelers, vitória do Patriots por 24 a 17.

O próprio Goodell pediu para destruírem as filmagens e cadernos ainda no local, fato esse que nunca foi levado à público até hoje. O comissário não queria que o público soubesse que um time "ganhou o título roubando", poderia sujar a imagem da liga.

O caso pode voltar a tona em cortes superiores, podendo trazer sérias punições a treinadores, dono de time, comissário e chacoalhar a estrutura da NFL.

O relatório também diz que  funcionários do time iam ao vestiário adversário e roubavam a sequência inicial de jogadas. O fato era tão conhecido entre times, que alguns começaram a colocar a sequência errada para despistar o Patriots.

A reportagem também fala sobre o Patriots  pagar ex jogadores dos adversários para ajudar a identificar os sinais dos treinadores.

Lembrando que o técnico do Jets naquela ocasião era Eric Mangini, ex coordenador do Patriots, que sabia do esquema.

Kraft sempre foi o maior defensor de Goodell, mas o criticou veemente após punição severa do Deflategate.

Pode ser o começo do fim para o comissário Roger Goodell que teve sua punição a Tom Brady anulada pela justiça comum e agora se vê no meio de uma acusação gravíssima.

O que vai acontecer com Goodell ? Esse fato mancha a imagem da NFL ? Mancha a imagem do Patriots e Belichick ?

Artigos relacionados:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Relatório mostra mais irregularidades do Patriots em caso de espionagem - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Ex-técnico da seleção brasileira de futebol americano com participação em quatro Campeonatos Mundiais e atual Diretor de Esportes da confederação brasileira.

Sobre o blog

O blog Diário NFL foi criado por Danilo Müller em março de 2006 com a ideia de passar informações e dar opiniões sobre o futebol americano, com destaque maior para a NFL. Os textos sempre foram escritos pensando em agradar tanto novatos quanto veteranos do esporte.

Mais Posts