Topo

Diário NFL

Ranking dos 32 treinadores da NFL quando eram jogadores de futebol american

Danilo Muller

24/06/2016 17h57

NFLTreinadoresParte2

Ranking dos 32 treinadores da NFL quando eram jogadores de futebol americano

O jornalista da ESPN Kevin Seifert escreveu uma matéria interessante, criando um ranking de todos os 32 treinadores da NFL de como eles foram como jogadores de futebol americano, dois nunca jogaram futebol universitário, 10 tiveram passagem pela NFL e apenas um deles foi ao Pro Bowl.

32. Adam Gase – Miami Dolphins – Wide receiver no colégio

Jogou apenas no colégio e ao ser aceito na Michigan State já se tornou um estudante-treinador ao invés de um estudante-jogador.

31. Ben McAdoo – New York Giants – Left Tackle no colégio

McAdoo não recebeu ofertas para continuar jogando futebol universitário, estudou educação física na Indiana University of Pennsylvania e após fazer um master em Quinesiología em Michigan State voltou ao colégio para ser assistente de treinador.

30. Chip Kelly – San Francisco 49ers – Quarterback e defensive back na Universidade de New Hampshire

Kelly jogou pela Universidade de New Hampshire nos anos 80, grande parte do tempo ficando como reserva.

29. Bill Belichick – New England Patriots – Offensive line e Tight end em Wesleyan

Belichick jogou futebol americano, lacrosse e squash pela universidade de Wesleyan, da 3ª divisão da NCAA. Se lesionou no 3º ano e quase não jogou no 4º, virou assistente do Baltimore Colts quando se formou em 1975.

28. Rex Ryan – Buffalo Bills – Linah defensiva na Southwestern Oklahoma State University

Não existem estatísticas de Rex Ryan como linha defensiva da Southwestern Oklahoma State University, se tornou treinador assistente do time assim que se formou. Seu famoso pai treinador Bud Ryan, era grande amigo do head coach da universidade na época.

27. Mike Zimmer – Minnesota Vikings – Quarterback e linebacker na Universidade de Illinois State

Uma lesão no dedo acabou com sua carreira como quarterback no 2º ano, colocado como linebacker lesionou o pescoço e parou de jogar. Dizem que ficou treinando punt no estacionamento enquanto se recuperava.

26. John Harbaugh – Baltimore Ravens – Defensive back na Universidade de Miami (Ohio).

Harbaugh foi um defensive back reserva e se destacou nos times de especialistas em seu último ano em 1983. Ganhou o prêmio de melhor atleta-estudante. a universidade de Miami em Ohio construiu uma estátua dele como técnico.

25. Dirk Koettner – Tampa Bay Buccaneers – Quarterback na Universidade de Idaho State

Koettner foi quarterback titular no seu primeiro em Idaho State ano mas sofreu uma lesão no ombro que atrapalhou sua carreira, jogando esporadicamente em 79 e em seu último ano 81. Terminou a carreira acertando 67 de 183 passes, 719 jardas, 4 TDs e 20 interceptações. Seu pai também foi um treinador universitário.

24. Bill O`Brien – Houston Texans – Linebacker e defensive end na Brown University 

O`Brien foi um jogador de grupo que fazia tudo para ganhar uns minutos em campo na Brown University, no seu ano de senior teve 30 tackles e 1 sack. Colegas diziam que era um thrash talker.

23. Dan Quinn – Atlanta Falcons – Linha defensiva na Universidade de Salisbury

Quinn foi um jogador produtivo na universidade de Salisbury na Divisão III jogando como linha defensiva por 3 anos no começo dos anos 90, acumulando 135 tackles e um retorno de interceptação para touchdown. Foi uma estrela de dois esportes, obtendo o recorde de arremesso de martelo de sua universidade, recorde que durou até 2012.

22. Gus Bradley – Jacksonville Jaguars – Safety e punter em North Dakota State

Bradley ganhou uma bolsa de atleta após seu primeiro ano em North Dakota State (mesma universidade de Carson Wentz) e teve 3 bons anos como safety e 4 como punter, sendo parte do time que foi 3 vezes campeão nacional da 2ª divisão em 86,87 e 88. Terminou a carreira com 40 jogos e  5 interceptações.

21. Mike McCarthy – Green Bay Packers – Tight end na Baker  University em Kansas

Após transferência, McCarthy foi uma estrela da pequena Baker University em Kansas por 2 anos, sendo vice campeão nacional da NAIA (inferior a NCAA).

20. Andy Reid – Kansas City Chiefs – Tackle em Brighan Young University

Reid jogou como tackle entre 78 e 80 em BYU, sendo titular em seu último ano e protegendo Jim McMahon, uma lenda de BYU e do Chicago Bears. Virou treinador assistente da universidade logo após a graduação.

19. Chuck Pagano – Indianapolis Colts – Safety na universidade de Wyoming

Pagano jogou por 2 anos como titular na universidade de Wyoming da primeira divisão jogando 33 jogos entre 80 e 82, com 9 passes defletidos, 3 fumbles recuperados e 1 forçado.

18. John Fox – Chicago Bears – Defensive back na San Diego State University

Fox jogou 2 anos na Southwestern College antes de se transferir para San Diego State em 1975. Machucou a clavícula em seu primeiro ano e e foi titular no ano de Senior acumulando 55 tackles um passe defletido e uma interceptação.

17. Hue Jackson – Cleveland Browns – Quarterback na Pacific University 

Jackson jogou como quarterback por 2 anos no Glendale Community College antes de se transferir para a Pacific University onde foi titular em 85 e 86. Em seu último ano jogou 12 jogos, 1.089 jardas passadas e 643 corridas. Também jogou basquete pela university. Se preparava para entrar no FBI quando recebeu o convite para ser treinador assistente.

16. Bruce Arians – Arizona Cardinals – Quarterback em Virginia Tech

Arians foi jogar de quarterback em Virginia Tech, única escola a manter o convite após ser expulso do colégio no começo dos anos 70. Em 1974, seu último ano jogou como titular passando para 954 jardas, 3 TDs passados, correu para 243 jardas e 11 touchdowns, até hoje um recorde na universidade, mesmo com Michael Vick jogando por lá. FOi MVP do time e no ano seguinte já virou treinador de VT.

15. Marvin Lewis – Cincinnati Bengals – Linebacker e defensive end em Idaho State

Tentou ser também quarterback em Idaho State mas foi aproveitado como pass rusher. Teve 11 sacks em 78 e 79 e foi eleito a seleção da conferência Big Sky em seu último ano. Virou treinador após os 4 anos de universidade.

14. Mike Tomlin – Pittsburgh Steelers – WIde receiver na Universidade de William & Mary

Apesar de ter uma mente defensiva, Tomlin jogou como wide receiver em William & Mary. Em 1994 foi eleito a seleção da Yankee Conference. Em sua carreira recebeu 101 passes para 2.054 jardas e 20 touchdowns.

13. Pete Carroll – Seattle Seahawks – Safety na Pacific University

Carroll jogou dois anos como safety na Pacific University e foi eleito a seleção de conferência nesses 2 anos. Teve 2 interceptações na carreira e virou treinador logo após não conseguir jogar na World Football League.

12. Jim Caldwell – Detroit Lions – Safety na Universidade de Iowa

Caldwell foi titular de Iowa por todos os 4 anos entre 73 e 76, terminando a carreira com 8 interceptações, 21 passes quebrados e 6 chutes bloqueados, sendo 5 em um ano só, ainda um recorde da escola.

11. Jay Gruden – Washington Redskins – Quarterback na Universidade de Louisville e na AFL

Gruden jogou de quarterback por Louisville até 1988 e saiu de lá como recordista da universidade em jardas passadas (7.024) e jogou um ano World League of American Football (WLAF). Depois de 2 anos como treinador de Louisville, virou jogador da Arena Football League, se transformando em um dos melhores quarterbacks da história da AFL. Terminou a carreira com 21.476 jardas passadas, 397 touchdowns e 4 títulos de campeão da AFL. Gruden pertence ao Hall da Fama da AFL, recebeu a homenagem em 1999.

10. Mike McCoy – San Diego Chargers – Quarterback na Universidade de Utah e NFL Europa

McCoy foi quarterback na universidade de Utah por 4 anos, ajudando o time a dois bowls seguidos, sendo que em 1994 o time teve uma campanha de 10 vitórias e 2 derrotas, passando para 3.860 jardas, segunda melhor marca do país. Em 1995 foi da equipe de treinamento do Green Bay Packers, passou pela NFL Europa e a Canadian Football League antes de se aposentar em 1999.

9. Sean Payton – New Orleans Saints – Quarterback Eastern Illinois e Chicago Bears

Payton jogou como quarterback da Universidade de Eastern Illinois acumulando 10.655 jardas na carreira antes de jogar pelo Chicago Bears em 1988 no ano da greve dos jogadores da NFL (Lembram de Shane Falco) por 3 partidas acertando 8 de 23 passes para 79 jardas e uma interceptação. Passou pela Arena Football League, e Canadian Football League e UK Budweiser National League na Grã Bretanha.

8. Doug Pederson – Philadelphia Eagles – Quarterback em Louisiana-Monroe e NFL

Doug Pederson foi um dos melhores quarterbacks da Universidade de Louisiana-Monroe antes de ter uma carreira de 12 anos na NFL, sendo na maioria do tempo reserva de 3 dos grandes QBs da história, Brett Favre no Green Bay Packers, Donovan McNabb no Philadelphia Eagles e Dan Marino no Miami Dolphins até ter um ano desastroso em Cleveland (Quem nunca ?) onde começou 8 partidas e apenas 2 TDs. Terminou a carreira na NFL com 3 vitórias e 14 derrotas em 17 partidas como titular.

7. Gary Kubiak – Denver Broncos – Quarteback em Texas A&M e Denver Broncos

Kubiak jogou como quarterback na Universidade de Texas A&M antes de ser o reserva eterno de John Elway no Denver Broncos (Sim, o seu chefe de hoje em dia). Kubiak foi reserva em 139 jogos dos 143 jogados por Elway nesse período. Ele teve 5 partidas como titular vencendo 3 e é lembrado pela torcida por ter substituído Elway na final da AFC de 1991 acertando 10 de 11 passes.

6. Jason Garrett – Dallas Cowboys – Quarterback em Princeton e Dallas Cowboys

Garrett se formou em 1988 em Princeton como um dos melhores da história da universidade. Não foi draftado e passou pelos treinos do New Orleans Saints, jogou na World League of American Football e no Ottawa Rough Riders da Canadian Football League antes de ganhar uma chance no Dallas Cowboys onde ficou por 7 anos e por grande parte do tempo reserva de Troy Aikman sendo campeão do Super Bowl por duas vezes em 1993 e 1995. Jogou 39 partidas sendo 9  como titular vencendo 6 vezes. Também teve passagens pelo Giants, Buccaneers e Dolphins.

5. Jeff Fisher – Los Angeles Rams – Safety e punt returner na USC e na NFL

Fisher jogou em uma das melhores secundárias da história da NCAA, quando jogou ao lado de ROnnie Lott em USC antes de ser draftado pelo Chicago Bears em 1981 onde jogou em 49 jogos em 4 temporadas até sofrer uma lesão e virar treinador assistente daquele time campeão do Super Bowl em 1985. Teve 5 interceptações na carreira, 9 fumbles forçados e retornou 120 punts e uma média de 9,4 por retorno.

NFLTreinadoresParte1

4. Mike Mularkey – Tennessee Titans – Tight end na Universidade de Florida e NFL

Mularkey foi selecionado para ser quarterback, mas acabou virando tight end na universidade de Florida jogando até 1982. Foi selecionado no Draft de 1983 pelo San Francisco 49ers mas ganhou espaço no Minnesota Vikings como tight end bloqueador e no Pittsburgh Steelers como tight end recebedor se aposentando em 1991.

3. Ron Rivera – San Diego Chargers – Linebacker na Universidade de Cal e NFL

Rivera jogou pela Universidade da California, Berkeley sendo escolhido como All American em 1983 quando teve 13 sacks e 26,5 tackles antes da linha de scrimmage, recorde que permanece na universidade. Em 1984 foi escolhido pelo Chicago Bears na 2ª rodada e jogou 149 jogos na NFL em 9 temporadas, sendo 62 como titular, sendo reserva daquela sensacional defesa do Bears campeão do Super Bowl em 1985.

2. Todd Bowles – New York Jets – Safety na Universidade de Temple e NFL

Bowles jogou 4 anos como safety na universidade de Temple e teve uma chance no Washington Redskins após não ser draftado em 1986. Ele acabou jogando 117 jogos em 8 anos de carreira, sendo 82 jogos como titular, inclusive no time campeão do Super Bowl 22. Também jogou pelo 49ers.

1. Jack Del Rio – Oakland Raiders – Linebacker na USC e NFL

Jack Del Rio teve uma carreira digna de Hall da Fama de sua universidade Southern California antes de ser draftado pelo New Orleans Saints na 3ª rodada em 1985 e jogou por 11 temporadas em 4 times da NFL. Foi titular em 128 partidas, tendo 941 tackles na carreira com o Saints, Chiefs, Cowboys e Vikings. Em 1994 foi eleito ao Pro Bowl quando jogava pelo Vikings, único treinador atual da NFL a conseguir tal fato.

 

Sobre o autor

Ex-técnico da seleção brasileira de futebol americano com participação em quatro Campeonatos Mundiais e atual Diretor de Esportes da confederação brasileira.

Sobre o blog

O blog Diário NFL foi criado por Danilo Müller em março de 2006 com a ideia de passar informações e dar opiniões sobre o futebol americano, com destaque maior para a NFL. Os textos sempre foram escritos pensando em agradar tanto novatos quanto veteranos do esporte.

Blog Diário NFL